A disciplina de geografia torna-se cada vez mais importante no nosso dia a dia.Os seus conteúdos muito atuais, basta ouvir as notícias.Desta forma é importante estarmos atualizados e refletirmos sobre os problemas do presente para podermos ser agentes dinâmicos num futuro.
quinta-feira, 19 de junho de 2014
PROJETOS:GEOGRAFIA
Titulo: Meu bairro
Tema: Paisagem Local
Justificativa:
É importante que os alunos entendam a relação existente entre o ser humano e a natureza e uma das formas de perceber está relação é a observação da paisagem.
Objetivos:
- Observar e identificar as diferentes formas pelas quais a natureza se apresenta na paisagem local: nas construções e moradias, na distribuição da população, na organização do bairro, nas formas de lazer, etc;
- Desenvolver a criatividade e a memória;
Conteúdos:
- Paisagem local;
- Produção de texto;
- Quebra - cabeça.
- Confecção de maquete.
Procedimentos Metodológicos:
- Fazer uma dinâmica inicial com os alunos sobre qual e quais são os entendimentos com os alunos sobre paisagem, após os alunos apresentarem seus significados para o termo o professor deverá expor uma idéia de paisagem mais ampla possível.
- Segunda etapa, peça que os alunos escrevam um texto sobre a paisagem, desde a saída de casa ate a chegada á escola.
- Cada aluno deve expor um pouco do que escreveu para seus colegas de classe.
- Saia da sala de aula com os alunos para dar um passeio no bairro para observar e tirar foto da paisagem.
- Dividir a turma em grupo, para que possam montar uma maquete sobre a paisagem que observaram durante o passeio, utilizando materiais reciclados para a confecção.
- Cada grupo deve falar brevemente sobre sua maquete, para seus colegas de classe, após expor as maquetes nas dependências da escola.
- Confecção de um quebra-cabeça (foto xerocada das paisagens observadas no passeio), depois de concluído deixar na biblioteca para que outros alunos tenham acesso.
Recursos:
- Folha de oficio;
- Lápis;
- Materiais reciclados como caixinha de sabonete de pasta de dente, tampas de garrafa, lã, papelão, etc;
- Folhas secas de árvores, argila, areia;
- Máquina fotográfica digital;
- Xerox das fotos;
- Cartolina, cola e tesoura.
Instrumentos/critérios de avaliação:
A avaliação será continua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, como atingiu os objetivos propostos, o relacionamento com os colegas e com a professora.
Cronograma de execução do projeto:
O projeto será desenvolvido em cinco aulas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário