quinta-feira, 19 de junho de 2014

OBJETIVOS DE GEOGRAFIA

PLANO DE CURSO – ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL.
Desenvolver o espírito critico no aluno para que ele compreenda a realidade do mundo em que vive e as transformações que nele ocorrem;
Reconhecer as questões geográficas como relação complexa de fragmentação e globalização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO 7º ANO.
Transferir e aplicar os conceitos básicos da geografia na caracterização do espaço brasileiro;
Aplicar a linguagem cartográfica na interpretação de gráficos, mapas e tabelas que ajudam a relacionar as diversas características do meio ambiente, da população e da economia brasileira;
Entender a classificação do Brasil como país emergente ou periférico e o processo histórico responsável por essa situação; Comparar e estabelecer as diferenças e semelhanças existentes entre o Brasil e os vários grupos das regiões.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO 8º ANO
Identificar e localizar o continente americano;
Identificar a origem do sistema capitalista e seus períodos históricos;
Conceituar a Organização das Nações Unidas (ONU);
Descrever as principais características: do relevo, hidrografia, clima do continente americano;
Descrever o processo de colonização da América Anglo-Saxônica, América Latina;
Explicar a forte presença do Estados Unidos no comércio mundial;
Descrever as características econômicas da América Anglo-Saxônica e América Latina;
Identificar a os países Andinos, platinos e as Guianas;
Caracterizar as diferenças econômicas regionais;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO 9º ANO
Identificar e localizar os continentes europeu, asiático, Oceania e Antártida;
Caracterizar os aspectos físicos, população, economia e cultura;
Identificar e debater os diversos conflitos que ocorrem nos continentes citados;
Conceituar Estado, Território e Nação;
Identificar as características de um mundo globalizado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Centralizar a ideia de Natureza como possibilidade de apropriação de seus recursos em detrimento dos interesses associados ao capital.
Ampliar o conceito universo conceitual geográfico bem como reconhecer a diversidade de formas de se relacionar com a natureza além daquela sob a qual vivemos.
Perceber como a leitura e o estudo possibilitam a ampliação dos conhecimentos acerca de noções fundamentais para pensar geograficamente o mundo: Natureza, sociedade, território e territorialidade.
Analisar a produção de resíduos sólidos com as novas tecnologias na produção de produtos plásticos, estabelecendo causas – consequências e soluções.
Compreender como os espaços públicos, sob a gestão do Estado adquirem outras territorialidades em função da questão ambiental frente às questões e discussões decorrentes do impacto que a sociedade urbana – industrial capitalista tem provocado à dinâmica do espaço nas escalas local, nacional e global.
Identificar as recentes transformações ocorridas no campo, principalmente, aquelas em que a elevada produtividade transfere em ônus social e ambiental.
Selecionar, analisar, interpretar, comparar, relacionar e opinar com argumentação através das diversas reportagens (atualidade). Produzir textos, mapas, gráficos, charges, poesias, painéis.
Resolver as atividades propostas no livro texto, exercícios, treino vestibular, pesquisas, provas, desafios, etc.
Refletir sobre as próprias atitudes em relação aos preconceitos da sociedade, desenvolvendo o respeito e a preocupação com as outras pessoas.
Reconhecer que o espaço geográfico como um produto histórico e social.
Comparar os processos de formação socioeconômica, relacionando-os com o seu contexto histórico e geográfico.
Posicionar-se criticamente em relação aos avanços tecnológicos, propondo soluções para a grande demanda da mão de obra desqualificada.
Desenvolver o conhecimento para a argumentação e contra-argumentação mediante questões e problematizações vivenciadas
Objetivos:
Construir noções de identidade pessoal e social, relacionando-as com outros contextos espaço-temporais;
Questionar sua realidade, propondo questionamento para melhoria de sua qualidade de vida;
Ler diferentes registros históricos e geográficos: textos escritos, mapas , imagens, sons;
Ler e interpretar mapas, tabelas, gráficos e documentos;
Reconhecer os diversos tipos de comércio, transportes e comunicação existentes no seu cotidiano;
Reconhecer e compreender as relações entre a natureza e cultura na construção do espaço geográfico;
Reconhecer, analisar e comparar a formação e transformação das diferentes paisagens geográficas;
Compreender os conceitos básicos dos aspectos naturais a ação do homens na utilização, preservação e restauração dos mesmos; Compreender as localizações espaciais brasileiras reconhecendo seus contrastes morfoclimáticos;
Analisar criticamente o processo de desenvolvimento sócio-econômico brasileiro tendo em vista a organização espacial do nosso território;
Reconhecer ,analisar e comparar os diferentes complexos regionais brasileiros;
Observar a participação ativa do Brasil em suas relações internacionais;
Compreender as características espaciais do continente americano, reconhecendo sua diversidade econômica, social e cultural; Analisar as relações geopolíticas globais;
Reconhecer e analisar o espaço geográfico africano com ênfase na ação exploratória;
Analisar recursos naturais, problemas ambientais e desenvolvimento sustentável;
Reconhecer e comparar as características geopolíticas da Europa, Ásia e Oceania;
Reconhecer, analisar e comparar diferentes paisagens mundiais;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM:
Construir o pensamento científico acerca dos fenômenos que regem os processos evidenciados na natureza.
Contemplar, de forma crítica, a intervenção humana no espaço natural em diferentes épocas de sua existência.
Compreender a natureza como um todo dinâmico sendo o ser humano, parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive.
Identificar produção de tecnologia e condições de vida no mundo de hoje, e em sua evolução histórica. Saber combinar leituras, observações, experimentos, registros para coleta, organização e discussão de fatos e informações.
Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovida pela ação coletiva.
Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas fazendo os usos corretos e necessários daqueles que venham prejudicar a natureza e o homem.

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